segunda-feira, 1 de abril de 2013

Empresa iniciante de tecnologia quer popularizar realidade virtual em games


       
       A realidade virtual é uma das muitas invenções que parecem jamais fazer o salto da ficção científica para o mercado de massa. 

      Mas agora a bonança dos componentes baratos e de alta qualidade criados para o mercado de aparelhos móveis, juntamente com algumas inovações tecnológicas criadas por uma empresa iniciante do sul da Califórnia chamada Oculus VR pode tornar isso verdade. Palmer Luckey é um cara que quer finalmente realizar ( de maneira competente ) o sonho de jogarmos video games com visores de realidade virtual aclopadas em nossas cabeças. E alguns dos maiores nomes da indústria acreditam no cara.
     




            

    O Oculus Rift, o nome do aparelho, é parecido com um par de maciços visores de esqui e envolve o campo visual do usuário em imagens tridimensionais vívidas. A sensação é a de assistir a uma tela IMAX que não tem limites naturais. Virar a cabeça para a esquerda altera a perspectiva do jogo naquela direção.

   
    As pessoas que experimentaram o sistema ficaram atônitas ao se sentirem cercadas pelo mundo do jogo. O Oculus Rift tem campo visual de 110 graus, muito mais amplo que os 40 graus da maioria dos sistemas semelhantes.

    O projeto da companhia, que está a ponto de ser distribuído aos projetistas de videogames, já criou entusiasmo entre veteranos do setor e junto ao público que há muito espera sem sucesso por um sistema de realidade virtual eficiente.

    Algumas declaraçoes de nomes importantes da indústria sobre o Oculos Rift:

   "É algo que eu já disse no passado, e portanto entendo se as pessoas não confiarem em mim, mas desta vez eu acredito, acredito muito", afirma Mark Bolas, professor associado na Universidade do Sul da Califórnia e veterano pesquisador sobre realidade virtual que trabalha como consultor da Oculus VR.
     
   "Ele estava lá na hora certa, e produziu o sistema", diz Abrash. "E é um cara muito inteligente e carismático, direto e decente, o que certamente não atrapalhou" Brendan Iribe, veterano da indústria dos videogames que formou a Oculus em sociedade com Luckey e outros parceiros, disse que inicialmente recebeu com ceticismo a informação de um amigo sobre o trabalho de Luckey em realidade virtual, mas sua perspectiva mudou depois de ele ver como a tecnologia fazia desaparecem as fronteiras das telas convencionais.


       "Agora, quando jogamos videogames, vemos o mundo do jogo por uma tela", disse Iribe, presidente-executivo da Oculus. "Mas se essa tela for removida, a barreira desaparece. A pessoa estará no jogo".


      Jaron Lanier, pioneiro da realidade virtual nos anos 80, disse que estava torcendo pelo sucesso da Oculus. "Era o que eu estava fazendo, quando tinha a idade dele", ele afirma sobre os esforços de Luckey. "Acho ótimo. Mas não sei se será o produto dele que enfim conquistará o mercado ou não". 


      O Oculus Rift é uma espécie de óculos que colocam a realidade virtual bem à frente dos seus olhos. E esperamos que essa nova tecnologia alcance nossas espectativas


Fonte: FOLHA.COM

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