Com o aumento do uso de redes sociais, analisada nos últimos anos, houve uma grande mudança no comportamento da sociedade para com a mídia. Na maioria das vezes, nas relações, tanto entre amigos quanto entre vendedor e cliente, foram estruturadas para o uso das tecnologias digitais. A partir da internet novas formas de comunicação surgiram, capazes de mudar a dinâmica social, fazendo com que as empresas se reinventem para atrair públicos interessados em programas de entretenimento. Propaganda e marketing através dos meios tradicionais perderam espaço, gerando novas formas de comunicação mercadológica.
Isso pode ser visto no Facebook e outras redes. O
que diferencia as empresas ligadas aos novos consumidores das que não
se integraram nesse novo mercado é como pode se destacar em um mundo
de 140 caracteres.
As empresas que já usam esses novos meios de
comunicação conseguem unir sua marca ao crescimento tecnológico,
assim os usuários se sentem ligados ao processo de criação e venda
dos produtos e, assim, sendo uma parte ativa na globalização.
Algumas, até criam projetos de marketing estabelecendo
vínculos com o cliente antes mesmo do produto ser lançado, por meio
de enquetes onde são recebidas sugestões. O principal desafio para
os especialistas é fazer uma interação de cliente e loja, onde os
publicitários dedicam maior parte de seu tempo fazendo o usuário
participar e sugerir na criação de novos produtos.
Essa nova maneira de se comunicar através de
redes sociais, abriu espaço para os usuários expressarem suas
opiniões e sugestões. Isso faz com que o lançamento de um produto
seja acompanhado e recebido com muito mais interesse pelo público,
devido à maneira de interação nesses ambientes virtuais, podendo
inclusive divulgar a marca para conhecidos, sem ao menos ter visto a
propaganda, apenas por afinidade ou gosto. Para as empresas, isso é
o ideal, de forma que o consumidor absolve o produto e até trabalha
para organizações empresariais na expectativa de sentir-se incluído
no mundo em que vive.
Com base nisso, o jornalismo também sofre uma
significativa mudança. Deixando de lado as velhas formas de chamar
atenção, agora o principal atrativo está visivelmente restrito aos
títulos (o que antes era mais um componente), sendo que o espaço
para divulgar a notícia também é bastante reduzido nas redes
sociais. Conquistar o interesse do leitor pelas notícias, ao invés
de perder horas do seu dia visualizando as atualizações de amigos e
publicando “posts”. Antigamente o jornalismo assumia um
perfil de informação social e hoje ele adquire a face de conquistar
clientes para o comércio.
Não temos como prever
se as redes sociais que hoje fazem sucesso irão continuar no auge ou
se serão substituídas por outras que possuam outros meios de
aproximação. Apenas podemos afirmar que a interação e comunicação
social está em constante mudança e o profissional precisa estar
preparado para se adequar às essas novas formas. É possível que em
breve surgirão novas redes e inovações tecnológicas substitutas
que vão gerar uma constante mudança, promovendo novos estilos,
consumos e novos sistemas. Cabe somente à sociedade se adequar às
mudanças, visando além de seu benefício, também uma integração
entre seus interesses e a evolução comunicacional.
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