(FOTO: juportogusman.blogspot.com.br) |
A partir do século XXI, o e-commerce obteve adeptos virtuais, por ser uma maneira fácil de adquirir produtos de forma alternativa. Com o tempo surgiu a necessidade de trazer uma vantagem fundamental aos consumidores, algo para diferenciar do comércio tradicional: o preço. As lojas então passaram a parcelar as compras, incentivando assim, a competitividade entre elas.
Hoje é possível fazer compras sofisticadas e caras como moveis, computadores, eletrodomésticos, eletrônicos e outros muitos tipos de produtos e serviços.
Comparado ao inicio do e-commerce na internet, o comportamento tem mudado bastante, podemos observar hoje um modo diferenciado da população na busca por produtos. Vemos que os sites de compras online ganharam a confiança da maioria e acarretou em um aumento significativo de compras online.
Atualmente o e-commerce é um dos mais importantes fenômenos da Internet em crescimento. A participação da classe C na Internet, unida a fatores como segurança online, a evolução do s-commerce e a venda de cupons de compras coletivas, tornou o e-commerce o protagonista da economia brasileira. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de cartões Visa, o Brasil foi o primeiro país a ter adquirido 1% do seu PIB através de compras e vendas eletrônicas.
O Brasil já é a 7ª maior economia do e-commerce mundial, possui hoje 3% da participação. Com base em um estuda feito pelo T-index, o país tem grandes possibilidades de chegar a ser a 4ª maior economia em 2015, com uma participação de 4,3%.
Mas, o que é o e-commerce?
E-commerce é o Comércio eletrônico, ou seja, qualquer tipo de compra e venda feita através da Internet. Abrange uma lista de diferentes tipos de negócios, desde sites de vendas de roupas a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços.
Basicamente existem sete tipos de “e-commerce”:
Business to Consumer (B2C)
É quando ocorre uma negociação entre a empresa e o consumidor. O consumidor navega pelo site da loja e adquire os bens ou serviços ofertados.
Ex: Livrarias virtuais
Business to Business (B2B)
O comércio eletrônico ocorre entre empresas e parceiros, havendo atividades de compra e venda, troca de informações, produtos e serviços através da internet. Essa atividade substitui as tarefas executadas fisicamente. O B2B ocorre em redes privadas e na Internet
Consumer to Consumer (C2C)
Quando pessoas físicas anunciam, vendem e compram produtos, entre si, normalmente estabelecida através de um site intermediador.
Ex: portal do Mercado Livre
Peer to Peer (P2P)
É uma tecnologia que permite que dispositivos com acesso a internet se tornem capazes de fornecer serviços para outros dispositivos também com acesso à internet, ou seja, são pessoas compartilhando arquivos digitais, sem a necessidade de um site intermediador.
M-Commerce
É o comercio móvel, onde podemos realizar negociações através do uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet,…).
S-commerce
Este tipo de comércio eletrônico está integrado com as redes sociais, como forma de atrair e fidelizar o cliente. Ou apenas faz uso da principal qualidade de uma rede social: pesquisa de opiniões, divulgações, interação entre pessoas...
T-Commerce
Este faz uso da TV Digital como meio de se vender produtos. O telespectador pode durante qualquer momento da programação na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.
O e-commerce tem sim suas facilidades, porém, é preciso tomar muito cuidado com as informações pessoais que são enviadas a estes sites. Para ter certeza que um site tem a devida segurança basta checar alguns detalhes:
· Olhe a política de privacidade do site.
· Note se o endereço é iniciado por HTTPS e se possui um mini cadeado com informações do certificado do site.
· Sites clonados possuem links que não funcionam e direcionam o consumidor para outras páginas de Internet.
Feito isso você poderá fazer suas compras tranquilamente.
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